segunda-feira, 23 de maio de 2011

Evangelizacao

Ate hoje nunca descrevi as minhas viagens na Indonesia. Precisava de conhecer melhor o pais para perceber sobre o que valia a pena falar.

Em quatro viagens fiz destinos bastante diferentes, apesar de quase todos envolverem, a um dado momento, praia ou agua, algo que agrada aos genes marinheiros do meu sangue português.

Começo pela ultima viagem: Lombok e ilhas Gilli.

UAU. Na realidade, não há muito para ver nem fazer nestas ilhas, para alem de praia, piscina, compras e relax (como se isso não fosse suficiente!). Boa comida, gente simpática, e por ser um destino turístico (ainda que muito menos que Bali), um pouco mais caro que os outros destinos. Fiquei com curiosidade de conhecer a ilha de Sumbawa, ali mesmo ao lado, e que não deve ser tão requisitada.

As ilhas Gilli são três pequenas ilhas ao largo de Lombok, sendo que atravessar ate Gilli Trawagan, a maior e mais distante, leva apenas 30 minutos. Esta e também a ilha mais movimentada, cheia de pessoas jovens, desprendidas e com vontade de festa pela noite fora. Os dias sao passados em passeios de bicicleta pela ilha, snorkelling pelas varias praias, compras, ou simplesmente a lagartar (literalmente) na praia: foi assustador o numero de pessoas que encontrei na areia no pico do sol, encharcados em oleo Johnson, a tostar.

Gilli Meno e Gilli Air, mais pequenas, mais calmas e absolutamente idilicas para casais que apenas queiram estar a dois. E o melhor destas três ilhas: não são permitidos veículos a motor.

Para os fanáticos de trekking, Lombok apresenta um desafio acrescentado: o vulcão Rinjani, que não e para fracos. Este vulcão activo explodiu a ultima vez em 2004, e criou encostas absolutamente vertiginosas, na maioria das vezes cobertas de nuvens. Para o escalar são necessários 2 dias e um grande que de preparação física.

Em Lombok, a zona turística reside em Senggigi, com boas praias, bons resorts para diferentes bolsos, e uma grande diversidade de bares, cafés e restaurantes. O mercado de Arte e um ponto fulcral de compras, apesar de ser tudo muito igual, e dos preços serem bastante inflacionados, obrigando a negociação feroz.

Sobre Lombok tenho ainda referir Kuta Beach (não confundir com a de Bali). Não a visitei, mas pelo descritivo, e uma praia de areia branca quase deserta, com ondas boas para surf.


Lombok e idílico. Se merece uma viagem ao outro lado do mundo só para visitar esta ilha? Não, mas na realidade, nada na Indonésia merece tamanha indulgencia. E o conjunto e a diversidade que torna este pais tão místico e completo.

Uma pequena nota: As distancias em Lombok são enganadoras. Junto a Senggigi e aos resorts as estradas em boas condições permitem viagens relativamente velozes, ao passo que na restante ilha, pelos buracos que unem o alcatrão, fazem com que uma viagem de 5 kms demore uma eternidade.

Ficam algumas fotos. O resto só no meu Facebook.





Créditos das fotos ate aqui: Zita Primarini | Edição: Guia





Estas aqui já são fotos minhas, não as saquei da net.
Reparem como nesta ultima foto se vê um vulcão de Bali ali bem ao fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário