quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre a generosidade

Os indonesios sao o povo mais naturalmente generoso que tive o prazer de conhecer.

Dão a sua amizade, a sua casa, a sua comida, dão presentes e se nada mais houver para dar, dão sorrisos. Andar na rua eh um prazer pela quantidade de bons dias recebidos, acompanhados por um rasgar de orelha a orelha que pode conter mais ou menos dentes, mas eh sempre bem intencionado.

Ontem, em conversa com uma excelente senhora que tive o privilegio de aqui conhecer e com quem espero manter contacto, falamos sobre a arte da generosidade, e de como dando, acabamos por receber mais e mais.

Este eh tambem um dos ensinamentos do Islao, que promove que os seus seguidores deem sem olhar a quem, sejam generosos e partilhem, pois nunca se sabe quando podemos precisar que sejam generosos connosco. Da mesma forma, ensina a virar a cara quando nos fazem mal, a procurar conforto em Deus, e acreditar que se formos puros nas palavras, pensamentos e accoes, que a vida (prefiro pensar na vida e não em Deus) se encarrega de nos e de quem nos faz mal.

Nada diferente dos ensinamentos mais puros da Igreja Católica, antes desta se concentrar mais em condenar os pecados do Homem do que ensina-lo a ser melhor.

1 comentário: