quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mito#2 Indonésia

O mito que se segue prende-se com a pergunta mais parva que alguma vez fiz a alguém. "Sendo a Indonésia um país muçulmano, haverá problema em partilhar casa com rapazes?". Indonésios, perdoem-me, eu não sabia o que perguntava.

Mito#2 São muçulmanos convictos

Dizer que 90% da população indonésia é muçulmana, é o mesmo que dizer que 90% da população portuguesa é católica. A maioria é tão praticante quanto as mulheres que acompanham e percebem, de facto, o mundo do futebol. 

A Indonésia padece então do mesmo mal que assola qualquer país de 1º mundo: uma verdadeira crise espiritual. O estado é laico, ao passo que qualquer indonésio pertence, efectivamente, a uma religião. É comum mudarem de religião. Ou a mais do que uma ao longo das suas vidas, já que é comum os indonésios transitarem entre religiões, da católica para a muçulmana, para a hindu, budista, (...enfim). Fazem-no com  a mesma facilidade com que saem de casa dos pais aos 14 para fazer o secundário junto de familiares que moram noutras cidades ou ilhas. Ou com a mesma facilidade com que as indonésias sacam ocidentais. Mas já voltaremos a isso.

Claro que esta descrição se encaixa melhor em Jakarta, que compreende cerca de 10 milhões de habitantes. Os restantes 230 milhões de indonésios dividem-se, uns mais seguidores dos preceitos religiosos que outros. Os poucos fundamentalistas existentes estão afiliados a grupos extremistas islâmicos, e operam contra a ostensividade do capitalismo (ie, atacam embaixadas ou hotéis). 


Os restantes são, como de resto todos os indonésios são, pacientes, pacíficos, e totalmente avessos ao conflito.



4 comentários:

  1. Essa promiscuidade religiosa parece-me quase tão exquisita como saltitar entre o Benfica e o Sporting.

    Por falar nisso, viste o jogo? :)

    ResponderEliminar
  2. NOTA: sei que não parece pelo comentário acima mas eu sou tanto mulher que acompanha e percebe, de facto, futebol, como sou católica praticante. Tu sabes.

    ResponderEliminar
  3. Nao vi, mas sei da nossa gloriosa vitoria. Como foi o final da III Guerra Mundial ai e casa? :)

    ResponderEliminar
  4. A vitória não comento já que sou "lagarta" - ainda, sim ainda - orgulhosamente. Mas escrevo para, no que se refere à Jo, dizer: confere e confere. Aliás, és como eu.

    ResponderEliminar