sábado, 23 de julho de 2011

Cambodja

Uma semana no Cambodja parece-me ser pouco para tudo o que o pais tem para oferecer, mas a verdade eh que depois de uma semana ja tudo parece igual, pelo que uma semana eh exactamente o tempo certo.

Este eh um pais relativamente pequeno em dimensao, que concentra ainda a maioria da populacao nas areas rurais, algo bem presente em cidades pouco desenvolvidas, sem business centres, grandes predios ou avenidas. Sobre estas ultimas, excepcao feita para Phnom Penh, onde o legado frances das avenidas "aux Champs Elysees" permanece.

E eh por ai que comeco: Phnom Penh. Engracado. Muitos templos (Wats), o Palacio do Sultao, Museus, o Riverside com os nativos a fazer exercicio ao final do dia(ja la vamos), bla bla bla. Highlight eh, sem duvida, a imperial a 0,65 USD em Happy Hour :)

Ja Battambang, no interior do pais e junto ao Lago Tonle Sap, eh uma cidade rural. Sem confusoes de transito mas com muito po, eh uma cidade sem interesse aparente. Esse reside nos passeios pelo campo, pelos arrozais e pelos templos nos arredores, misturando o angkoriano e o budista, num build up para Siam Reap.

Pequenas delicias gastronomicas do Cambodja: os miticos gafanhotos fritos, disponiveis em versao com ou sem malagueta.

O ponto alto em Battambang eh algo que se tornou exageradamente turistico, mas ainda assim imperdivel. A once in a lifetime experience. O Bamboo Train, ou Comboio de Bamboo, teve as suas origens na necessidade de transporte de generos entre aldeias da zona de Battambang, e na ausencia obvia de transportes adequados numa zona infestada de minas. A solucao obvia foi a utilizacao das linhas de caminho de ferro, e o engenho surge quando a necessidade lhe eh mae. Uma esteira em bamboo, como uma cama, eh colocada sobre dois eixos de rodas metalicas que encaixam nas linhas de comboio. Um pequeno motor eh encaixado no topo, com uma correia amovivel ligada a um dos eixos. Uma trave de bamboo, como um leme, desencaixa a correia e volta a encaixar, em caso de necessidade de travagem. E toda esta parafernalia eh desmontavel em apenas 30 segundos, o tempo necessario para desencaixar o mini comboio e a retira-lo da linha caso se cruze com outro bamboo train, ou pior, um real train. :) atinge velocidades assombrosamente elevadas para a estrutura tao leve, e eh das experiencias mais especiais que se pode ter. A liberdade de percorrer as linhas ferreas, pontes, entre arrozais e selva, em picardias com borboletas e libelinhas eh inigualavel, e tudo num carrinho de rolamentos a motor. :). Brincadeira de criancas grandes. Prometo postar o filme assim que conseguir fazer o upload.

E chegamos a Siam Reap.

Powered by Telkomsel BlackBerry®

1 comentário:

  1. Vamos lá a saber o que interessa: provaste ou não provaste os gafanhotos?

    ResponderEliminar