domingo, 24 de abril de 2011

Jakarta


3 meses depois de chegar a Jakarta, já me e possível fazer uma descrição bem mais exacta da realidade da cidade. Vou começar por algumas curiosidades.

O transito (Macet) de Jakarta e lendário. Nos primeiros dias não consideramos que fosse tão terrível, dado que as nossas movimentações se restringiam a zonas especificas e curtas distancias. Mas com o passar do tempo e a falta visível de alternativas, tornou-se exasperante levar 45 minutos a percorrer 4 kms para ir jantar a uma sexta a noite.

Eh claro que a culpa eh do Governo, podremente rico mas sem visão de futuro e preguiçoso para criar infraestruturas que suportem o crescimento louco desta megapole. Como alternativas apresentou o TransJakarta, que ja vos descrevi, e a introdução de uma nova regra de transito: Estradas 3 em 1.

Durante as horas de ponta, as principais avenidas de acesso ao centro da cidade ficam pejadas de policias a procura de infratores a esta lei, que diz que apenas nelas podem conduzir veículos com um mínimo de 3 pessoas no interior.

Eh claro que os indonésios, povo empreendedor que eh, aproveitaram para criar novos negócios: o enriquecimento dos policias corruptos a quem se suborna para esquecer a multa, e os Road Jockeys. Nas vias de acesso as principais artérias, e ver filas de jovens e mulheres com crianças ao colo (pague 1, leve 2), com o dedo esticado, a espera do que aparentemente poderia ser uma boleia ou chamar um táxi. Na realidade, indicam que estão livres para serem levados pelos carros que deseja passar nas avenidas e não teem 3 passageiros, pela modica quantia de 10.000 rupias (menos de 1 euro).

Ainda não consegui boas fotos deste fenómeno, quando conseguir posto. Ate la, aqui ficam duas roubadas do google, e a historia de um jovem Road Jockey.

Sera que isto resultava na Avenida da Liberdade? Ou no viaduto Duarte Pacheco?





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