segunda-feira, 2 de maio de 2011

Indonesia - We are ready!


Este eh o slogan da Câmara do Comercio. E a boa da verdade eh que a Indonésia esta efectivamente pronta, mas pelos vistos ainda não chegou  a vez dela. Por isso venho, nas palavras de um sábio mestre marketeer com quem tive o privilegio de cruzar caminho, e que muito admiro, "evangelizar a Indonésia".

As relações entre os nossos países nunca foram as melhores, por razoes históricas (nos invadimo-los há 500 anos atrás, eles invadiram Timor Leste há 20, dizem que amor com amor se paga).Mas toda e qualquer animosidade mantém-se apenas presente nas mentes dos portugueses, que podem não falar sobre o assunto, mas não esquecem. Por exemplo, qual foi a ultima pessoa que ouviram dizer que foi passar ferias a Indonésia em vez de dizerem "a Bali"? Como se Bali fosse um estado independente e não a ilha mais devastadoramente gasta pelos turistas dentro deste enorme arquipélago...

Deixem-me que vos diga: para os poucos que tem estômago para enfrentar a poluição e caos citadino, as duras estradas e a condução Indonésia, o paraíso aguarda-os. A Indonésia eh um pais de beleza extraordinária e profunda, suplantada apenas pelo sorriso sincero e ingénuo dos indonésios.Um equilíbrio quase perfeito. Ha muito a fazer pela Indonesia? Ha. Muito, mesmo. Mas o que por cá existe já e mais do que suficiente.

Uma historia dentro de uma historia: a primeira vez que me apaixonei pelo sudeste asiático foi a primeira vez que visitei Bangkok. Tinha 16 anos, já conhecia algo do mundo desenvolvido e ate dos países ditos subdesenvolvidos. Cativou-me o calor, asfixiante por vezes, mas sempre envolvente. Cativou-me a confusão. Cativaram-me as pessoas e a facilidade com que entregavam um sorriso. As suas vidas simples. A liberdade com que se sentavam no chão para uma refeição, e a flexibilidade com que se moviam.Cativaram-me os cheiros, o ruído permanente, a ausência aparente de regras e o luxo a preço da chuva. Cativaram-me as expressões. A ausência de tristeza, a ausência de dor ou sofrimento.Cativou-me a diferença.

A Indonésia, com todos os seus defeitos, traz-me todos os dias a memoria essas primeiras impressões do sudeste asiático, a paixao que senti desde as primeiras golfadas de ar quente e húmido, quase impossível de respirar, qual panela de pressão. Sou feliz aqui.

2 comentários:

  1. Gostava tanto de ir, de conhecer... mas depois falas-me em golfadas de ar quente e húmido, quase impossível de respirar e, só de imaginar, já transpiro! Mas quando for, se for, só vou contigo, ok?! ;)

    + veijos

    ResponderEliminar
  2. És feliz aí... mas aqui és mais, xim? :-)

    ResponderEliminar