sábado, 23 de julho de 2011

Os templos

Quem vem ao Cambodja vem para ver Angkor Wat. E vem muito bem.

Habituada que estava a ouvir falar de AW, pensava que era apenas um templo antigo e lindo. Errado. Angkor eh um tempo da historia cambodjana, quase um estilo arquitectonico, e compreendeu a construcao de centenas de templos ao longo de seculos, resultando num magnifico Parque Natural com selva e magnificas estruturas, todas diferentes, todas com as suas particularidades, todas lindas.

Ankor Wat eh massivo, simetrico, impoe respeito. Banteay Srei eh delicado e pacifico. Bayon, com as suas cabecas massivas, eh quase comico ao estilo Big Brother is watching you. Ta Rup e Banteay Samre sao calmos, labirinticos, vazios, silenciosos. E Ta Prom eh esoterico e poderoso. Todos diferentes, apesar de todos iguais. E a mistica de quem os construiu permanece, ainda, indelevel, mesmo depois de 1000 anos...

Um conselho: a experiencia angkoriana ganha (muito) se for feita em bicicleta. O parque vale tanto a pena quanto os templos, a floresta de selva engole-nos para nos cuspir novamente a cada novo templo, como aparicoes no meio do oceano de verde. Ponham-se em forma e facam os kms, vale a pena.
Powered by Telkomsel BlackBerry®

Sem comentários:

Enviar um comentário